Roteiro de Estudo:Prof Isadora História /3º /2ºº /8º / 7º ANO


Roteiro de estudos – 8º ano – História

Oi pessoal! Vamos continuar os estudos de casa! Para isso, sigam o roteiro de estudos que preparei para vocês.

Tema da aula: Grandes Navegações
Duração: 8 aulas de 45 minutos

Tema da aula: Mineração no Brasil e Inconfidência Mineira
1. Ler os textos dos sites abaixo:

2. Assistir aos vídeos na ordem em que estão apresentados abaixo:

3. Responder as perguntas desse site.  Copiar no caderno as perguntas e respondam:



Dúvidas: isafrare@gmail.com

Roteiro de estudos – 2º ano – História


Oi pessoal! Vamos continuar os estudos de casa! Para isso, sigam o roteiro de estudos que preparei para vocês.
Tema da aula: Grandes Navegações
Duração: 4 aulas de 45 minutos
1 – Leiam ao texto do site do Brasil escola sobre o tema:
2 – Acessem o link abaixo com os slides da aula:
Anotem no caderno tudo que acharem importante sobre o tema
3 – Assistam aos vídeos na ordem aqui colocada:
4 – Respondam as seguintes perguntas (copiar e responder no caderno)
1. “Quem tem medo de viajar de avião não sabe o que era a navegação marítima no tempo das descobertas. Reis dos mares, entre os séculos XV e XVI, os portugueses sofreram muito para conquistar os oceanos. A maioria das caravelas afundava na terceira viagem e uma caravela que conseguisse completar seis travessias sem afundar era considerada modelo de embarcação bem feita”.
(Adaptado de: Sibelle Pedral. A epopéia dos pobres. Revista Veja, São Paulo, 4 maio de 1994.)
O texto acima nos dá uma ideia de como era difícil e perigoso navegar no século XV. Apesar dessas dificuldades os portugueses insistiram nesse empreendimento, conseguindo chegar às Índias em 1498. Explique os motivos que levaram os portugueses a investirem nessas viagens marítimas.
2. No início do século XV, Portugal estava em condições de liderar a expansão marítima e comercial europeia. O pioneirismo português nessa “aventura marítima” pode ser explicado por diversos fatores. Explique os motivos
políticos, geográficos e tecnológicos que levaram Portugal a ser o primeiro país europeu a dedicar-se as grandes navegações.
3. “A notícia sobre a descoberta de novas terras por Cristóvão Colombo, quase causou uma guerra entre Espanha e Portugal, já que ambos queriam ter direitos sobre elas. Depois de discussões prolongadas, esses países acabaram chegando a um acordo (...)”.
(Adaptado de: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2006. p. 122.)
O texto acima refere-se ao Tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha a respeito dos direitos de propriedade e exploração sobre as terras recém descobertas. Baseado no que estudamos em sala de aula explique:
a) O que esse acordo determinava.
b) As vantagens que ele trazia para Portugal.
c) A reação dos demais países europeus a esse tratado.
4. As Grandes Navegações do século XV provocaram profundas transformações que afetaram o mundo inteiro.
Cite as consequências positivas e negativas dessa expansão marítima europeia.

Dúvidas: isafrare@gmail.com

Roteiro de estudos – 7º ano
Olá pessoal! Para que vocês continuem estudando durante esse período, preparei um roteiro para vocês. Esse roteiro é para um total de 8 aulas. Sigam os passos a seguir. Organizem-se para estudar um pouco por dia. Bons estudos!
Tema: A colonização do Brasil
Duração: 8 aulas de 45 minutos
Parte 1: As capitanias Hereditárias
1. Leiam o texto do site abaixo:
2. Assistam ao vídeo:
3. Acessem o link abaixo com slides sobre o tem:
4. Anotem no caderno tudo que considerarem relevante sobre o tema.
5. Responda as questões abaixo (anotem e respondam no caderno):
a) O que justifica Portugal ter estabelecido o procedimento das capitanias hereditárias no Brasil? 
b) Em que local Portugal adotou primeiro as capitanias? 
c) O que eram a Carta de Doação e o Foral?
d) Quais foram os principais motivos para o método ser abandonado?
e) Duas capitanias hereditárias tiveram maior sucesso econômico. Quais foram e por quê?
f) O que eram as sesmarias?
Parte 2: Governo Geral
1. Leia o texto do site abaixo:
2. Assistam ao vídeo:
3. Respondam os exercícios abaixo no caderno (copiar a questão):
a) Por que o governo português decidiu instaurar o Governo Geral?
b) Qual seria a função do governador geral?
c) Qual a responsabilidade do capitão-mor, ouvidor-mor e Provedor-Mor?

Dúvidas: isafrare@gmail.com

 3º Ano – História – Roteiro de Estudos
·         Olá pessoal, para que vocês continuem estudando durante esse período, preparei um roteiro para vocês. Esse roteiro é para um total de 4 aulas. Sigam os passos a seguir.
Tema da aula: Primeira Guerra Mundial
Tempo de duração: 4 aulas de 45 minutos
1º - Acessem os slides no link abaixo:
2º - No caderno, copiem as partes do slide sobre a Primeira Guerra Mundial que ainda não foram tratadas em sala.
3º - Assistam aos vídeos abaixo na ordem em que estão colocados:
·         E se tiverem fôlego, assistam:
·         Depois respondam as questões abaixo (copiem no caderno e respondam)
1. Explique o acontecimento denominado de "PAZ ARMADA".
2. Entre os antecedentes da Primeira Grande Guerra qual podemos apontar como principal fator? Justifique.
3. Qual a diferença de conceito em relação aos termos Neocolonialismo e Imperialismo?
4. Sobre as fase da Guerra podemos dividi-la em..... ? Caracterize cada uma das fases.
5. Quais interesses motivaram a participação dos E.U.A no conflito?
6. Como o povo alemão reagiu ao Tratado de Versalhes?
7. Cite as consequências da Primeira Grande Guerra.

Dúvidas: isafrare@gmail.com


Comentários

  1. Professora as atividades do 8°ani são só para o 8°ano A?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Site Oficial: José Odin de Arruda

Roteiro de Estudo: Prof. Cristiane/ Arte/ projeto de Vida

Roteiro de Estudo: Prof.Paulo/ Ciências, Biologia (2º D) e Biotecnologia