Roteiro de Estudo:Prof Isadora História /3º /2ºº /8º / 7º ANO
Roteiro de estudos – 8º
ano – História
Oi pessoal! Vamos continuar os estudos de casa!
Para isso, sigam o roteiro de estudos que preparei para vocês.
Tema da aula: Grandes Navegações
Duração: 8 aulas de 45 minutos
Tema da aula: Mineração
no Brasil e Inconfidência Mineira
1. Ler os textos dos sites abaixo:
2. Assistir aos vídeos na ordem em que estão apresentados
abaixo:
3. Responder as perguntas desse site. Copiar no caderno as perguntas e respondam:
Dúvidas: isafrare@gmail.com
Roteiro de estudos – 2º ano – História
Oi
pessoal! Vamos continuar os estudos de casa! Para isso, sigam o roteiro de
estudos que preparei para vocês.
Tema
da aula: Grandes
Navegações
Duração: 4 aulas de 45 minutos
1
– Leiam ao texto do site do Brasil escola sobre o tema:
2
– Acessem o link abaixo com os slides da aula:
Anotem
no caderno tudo que acharem importante sobre o tema
3
– Assistam aos vídeos na ordem aqui colocada:
4
– Respondam as seguintes perguntas (copiar e responder no caderno)
1. “Quem tem medo de viajar de avião não sabe o que era a
navegação marítima no tempo das descobertas. Reis dos mares, entre os séculos
XV e XVI, os portugueses sofreram muito para conquistar os oceanos. A maioria
das caravelas afundava na terceira viagem e uma caravela que conseguisse
completar seis travessias sem afundar era considerada modelo de embarcação bem
feita”.
(Adaptado de: Sibelle
Pedral. A epopéia dos pobres. Revista Veja, São Paulo, 4 maio de 1994.)
O texto acima nos dá uma ideia de como
era difícil e perigoso navegar no século XV. Apesar dessas dificuldades os
portugueses insistiram nesse empreendimento, conseguindo chegar às Índias em
1498. Explique os motivos que levaram os portugueses a investirem nessas
viagens marítimas.
2. No início do século XV, Portugal estava em condições de
liderar a expansão marítima e comercial europeia. O pioneirismo português nessa
“aventura marítima” pode ser explicado por diversos fatores. Explique os
motivos
políticos, geográficos e tecnológicos
que levaram Portugal a ser o primeiro país europeu a dedicar-se as grandes
navegações.
3. “A notícia sobre a descoberta de novas terras por
Cristóvão Colombo, quase causou uma guerra entre Espanha e Portugal, já que
ambos queriam ter direitos sobre elas. Depois de discussões prolongadas, esses
países acabaram chegando a um acordo (...)”.
(Adaptado de: BOULOS
JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2006. p.
122.)
O texto acima refere-se ao Tratado de
Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha a respeito dos direitos de
propriedade e exploração sobre as terras recém descobertas. Baseado no que
estudamos em sala de aula explique:
a) O que esse acordo determinava.
b) As vantagens que ele trazia para
Portugal.
c) A reação dos demais países europeus a
esse tratado.
4. As Grandes Navegações do século XV provocaram profundas
transformações que afetaram o mundo inteiro.
Cite as consequências positivas e
negativas dessa expansão marítima europeia.
Dúvidas:
isafrare@gmail.com
Roteiro
de estudos – 7º ano
Olá
pessoal! Para que vocês continuem estudando durante esse período, preparei um
roteiro para vocês. Esse roteiro é para um total de 8 aulas. Sigam os passos a
seguir. Organizem-se para estudar um pouco por dia. Bons estudos!
Tema: A
colonização do Brasil
Duração: 8 aulas
de 45 minutos
Parte
1: As capitanias Hereditárias
1. Leiam o texto do site abaixo:
2. Assistam ao vídeo:
3. Acessem o link abaixo com
slides sobre o tem:
4. Anotem no caderno tudo que
considerarem relevante sobre o tema.
5. Responda as questões abaixo
(anotem e respondam no caderno):
a) O que justifica Portugal ter estabelecido o procedimento
das capitanias hereditárias no Brasil?
b) Em que local Portugal adotou primeiro as
capitanias?
c) O que eram a Carta de Doação e o Foral?
d) Quais foram os principais motivos para o método ser
abandonado?
e) Duas capitanias hereditárias tiveram maior sucesso
econômico. Quais foram e por quê?
f) O que eram as sesmarias?
Parte
2: Governo Geral
1. Leia o texto do site abaixo:
2. Assistam ao vídeo:
3. Respondam os exercícios abaixo no caderno (copiar a
questão):
a) Por que o governo português decidiu instaurar o Governo
Geral?
b) Qual seria a função do governador geral?
c) Qual a responsabilidade do capitão-mor, ouvidor-mor e
Provedor-Mor?
Dúvidas: isafrare@gmail.com
3º Ano
– História – Roteiro de Estudos
·
Olá pessoal, para que vocês continuem estudando
durante esse período, preparei um roteiro para vocês. Esse roteiro é para um
total de 4 aulas. Sigam os passos a seguir.
Tema
da aula: Primeira Guerra Mundial
Tempo
de duração: 4 aulas de 45 minutos
1º -
Acessem os slides no link abaixo:
https://docs.google.com/presentation/d/1AtRy8qlF420eet007Vfo7dIHkTfTQ8xsGiBUU5Tv8tc/edit?usp=sharing
2º -
No caderno, copiem as partes do slide sobre a Primeira Guerra Mundial que ainda
não foram tratadas em sala.
3º -
Assistam aos vídeos abaixo na ordem em que estão colocados:
·
E se tiverem fôlego, assistam:
·
Depois respondam as questões abaixo (copiem no
caderno e respondam)
1. Explique o acontecimento denominado de
"PAZ ARMADA".
2. Entre os antecedentes da Primeira Grande Guerra qual podemos apontar como principal fator? Justifique.
3. Qual a diferença de conceito em relação aos termos Neocolonialismo e Imperialismo?
4. Sobre as fase da Guerra podemos dividi-la em..... ? Caracterize cada uma das fases.
5. Quais interesses motivaram a participação dos E.U.A no conflito?
2. Entre os antecedentes da Primeira Grande Guerra qual podemos apontar como principal fator? Justifique.
3. Qual a diferença de conceito em relação aos termos Neocolonialismo e Imperialismo?
4. Sobre as fase da Guerra podemos dividi-la em..... ? Caracterize cada uma das fases.
5. Quais interesses motivaram a participação dos E.U.A no conflito?
6. Como
o povo alemão reagiu ao Tratado de Versalhes?
7. Cite as consequências da Primeira Grande Guerra.
7. Cite as consequências da Primeira Grande Guerra.
Dúvidas: isafrare@gmail.com
Professora as atividades do 8°ani são só para o 8°ano A?
ResponderExcluir