Roteiro de Estudo:/Prof. Fábio/ Biologia/ Tecnologia/Quimica


ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina:  BIOLOGIA
Séries: 3ª A (manhã) / 3ª B (noturno)
Prof. Fábio O. Bernardo

Apostila /3ª série/ 1° Bimestre
Pág. 41 e 42
Leitura do texto: Nova família de vírus ganha nome de professor da ESALQ
e depois responda as questões propostas no caderno pág. 42 (a, b, c – 1, 2, 3 ). Darei visto assim que a situação sobre a pandemia se normalizar, no retorno as aulas presenciais.
Pág. 43 e 44
Pesquisar na internet ou livros didáticos a classificação dos organismos vivos em cinco Reinos: Monera, Protoctista, Fungi, Metaphyta e Metazoa que inclua um esquema de classificação bastante aceita nos dias atuais que compreende uma categoria acima do reino: os domínios. Essa categoria foi proposta por Carl Woese, em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, os seres vivos podem ser agrupados em três Domínios: Archea, Bacteria e Eukarya. Elabore um esquema ou filogenia no caderno que inclua todos esses termos, características e representantes.
Depois separe por reino no caderno e pesquise (organização celular – quantidade e tipo de célula; forma(s) de obtenção de energia; importância ecológica; aspectos relacionados a atividade econômica; exemplos de diferentes grupos de seres vivos que compõem o reino em estudo). Segue um modelo de tabela na pág. 44 de como você pode organizar sua pesquisa.
Faça a leitura sobre Árvores Filogenéticas ou Cladogramas na pág. 45, depois complete a árvore filogenética apresentada com as possíveis informações biológicas que podem indicar maior proximidade evolutiva entre as espécies. Fazer no caderno.




ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina:  Tecnologia
Séries: 3ª A (manhã), 6ªA e 6ªB (tarde)
Prof. Fábio O. Bernardo

Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas e informações
incorretas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID
19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre fake news e como
ajudar a propagar notícias verdadeiras com base em fundamento científico.

Para iniciar a reflexão:

5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.


– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.

– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.

– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.

Após a leitura, você conhece outras notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro? Porque você acha que a população acredita e dissemina notícias que não são verdadeiras? Justifique sua resposta no caderno.

Elabore um quadro com as respostas as questões acima no caderno, conforme sugestão a seguir:

Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade? 

Obs. Perceba a necessidade de verificar a veracidade das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake news, é importante que saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a população

Hora de colocar a mão na massa

Após esse momento de reflexão, chegou a hora de colocar os conhecimentos em jogo. Elabore um podcast.

Saiba mais:

O que é podcast?

O podcast é um arquivo de áudio, que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma presencial.

Para dicas de como captar bem o áudio e fazer o roteiro e a edição do áudio, você pode acessar na plataforma Currículo+, a websérie, Videoaulas+ e assista os episódios sobre roteiro, captação de áudio e edição. Caso não consiga acesso aos links, procure no Google como captar bem o áudio e fazer o roteiro e a edição do áudio.  

Mesmo em sua residência, poderá realizar a atividade, utilizando o áudio e recursos de edição do próprio aparelho e/ou dispositivo que possua.

Para produzirem um bom conteúdo é necessário estudar sobre o tema, pesquisando em diferentes fontes confiáveis, roteirizar o que será apresentado e depois ensaiar, antes de realizar a gravação.

Você deverá produzir um podcast de 2 minutos (no máximo), abordando como não disseminar notícias falsas em tempo de pandemia de Coronavírus. 

Caso, o estudante não possua acesso a um dispositivo, ele poderá escrever um artigo de opinião sobre o assunto para compartilhar de maneira posterior com a turma.

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ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina:  Química
Séries: 3ª B (noturno)
Prof. Fábio O. Bernardo

Apostila /3ª série/ 1° Bimestre
Pág. 33 e 34
Assista o vídeo 2 “Mudanças climáticas”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSIMho, escreva as ideias principais com referência nos questionamentos contidos na tabela da pág. 33. Faça no caderno de Química.
Agora assista o vídeo 3 “Mudanças ambientais globais”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QCwXuEBDcU0, escreva as ideias principais com referência nos questionamentos contidos na tabela da pág. 34. Faça também no caderno de Química.
ATIVIDADE 2 – Equilíbrio Químico
Reflita e registre as suas ideias e hipóteses com relação a cada situação-problema (2A – 1, 2 e 3) pág. 34 no caderno. Agora leia o texto 1 “A Química do Refrigerante”. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf, elabore um resumo no caderno com as ideias principais com referência nas questões abaixo:
A)     Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
B)     Sintetize as etapas da fabricação do refrigerante.
C)      O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
D)     Explique se há ou não interferência na qualidade do refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
E)      Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
Depois da realização do resumo acima, realize a atividade experimental pág. 34 e 35. Título: Teste sensorial. Seguindo os procedimentos (1° Passo e 2° Passo). Registre os resultados em uma tabela que deverá ser reproduzida no caderno pág. 35.
Por último assista o vídeo 1 “Dissolução de gás em água”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9u67GNYQ_JE, individualmente observe as informações contidas no vídeo sobre as evidências visuais do experimento e preencha a tabela pág. 35 (reproduza a tabela e responda no caderno).


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