Roteiro de Estudo:/Prof. Fábio/ Biologia/ Tecnologia/Quimica
ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina: BIOLOGIA
Séries: 3ª A (manhã) / 3ª B (noturno)
Prof. Fábio O. Bernardo
Apostila /3ª série/ 1° Bimestre
Pág. 41 e 42
Leitura do texto: Nova família de vírus ganha nome de professor
da ESALQ
e depois responda
as questões propostas no caderno pág. 42 (a, b, c – 1, 2, 3 ). Darei
visto assim que a situação sobre a pandemia se normalizar, no retorno as aulas
presenciais.
Pág. 43 e 44
Pesquisar na internet ou livros didáticos a
classificação dos organismos vivos em cinco Reinos: Monera, Protoctista,
Fungi, Metaphyta e Metazoa que inclua um esquema de
classificação bastante aceita nos dias atuais que compreende uma categoria
acima do reino: os domínios. Essa categoria foi proposta por Carl Woese,
em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, os
seres vivos podem ser agrupados em três Domínios: Archea, Bacteria
e Eukarya. Elabore
um esquema ou filogenia no caderno que inclua todos esses termos,
características e representantes.
Depois separe por reino no caderno e pesquise
(organização celular – quantidade e tipo de célula; forma(s) de obtenção de
energia; importância ecológica; aspectos relacionados a atividade econômica;
exemplos de diferentes grupos de seres vivos que compõem o reino em estudo). Segue um modelo de tabela na pág. 44 de como
você pode organizar sua pesquisa.
Faça a leitura sobre Árvores Filogenéticas ou
Cladogramas na pág. 45, depois complete a árvore filogenética apresentada com
as possíveis informações biológicas que podem indicar maior proximidade
evolutiva entre as espécies. Fazer no caderno.
ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina: Tecnologia
Séries: 3ª A (manhã), 6ªA e 6ªB (tarde)
Prof. Fábio O. Bernardo
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas
incertezas e informações
incorretas que podem gerar o agravamento da
pandemia do Coronavírus - COVID
19, por isso, vamos aproveitar esse momento,
para refletir sobre fake news e como
ajudar a propagar notícias verdadeiras com base
em fundamento científico.
Para iniciar a reflexão:
5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia
do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44
São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está
assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou
que o número de casos
passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e
territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada
de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que
estão circulando sobre o tema.
– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo
do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina
e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é
considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações
terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um
grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar
dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo
coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de
bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool
poderia combater o vírus. Como resultado, 40
pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo
usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo
coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás
apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos
mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na
Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na
Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto
distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e
instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história
é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um
dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa
foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de
10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A
questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao
monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.
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Fonte:
Revista Exame < https://exame.abril.com.br/mundo/5-fake-news-sobre-coronavirus-que-estao-circulando-pelo-mundo/> Acesso
em: 16/03/2020
Após a leitura, você conhece outras notícias que estejam circulando e
induzindo a população ao erro? Porque você acha que a população acredita e
dissemina notícias que não são verdadeiras? Justifique sua resposta no caderno.
Elabore um quadro com as respostas as questões acima no caderno, conforme
sugestão a seguir:
Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
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Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?
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Obs. Perceba a necessidade de verificar a veracidade das informações
recebidas, e o que fazer quando receber uma fake news, é importante que
saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos
certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no
acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a
população.
Hora de colocar a mão na massa
Após esse momento de reflexão, chegou a hora de colocar os conhecimentos
em jogo. Elabore um podcast.
Saiba mais:
O que é podcast?
O podcast é um arquivo de áudio, que é transmitido pela internet – e
funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu
computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a
escola, no ônibus, no trem ou metrô voltando para casa. Diferentemente de
outros formatos de conteúdos, que fazem uso de textos, imagens e vídeos, o
podcast é feito para ser ouvido, por isso pode ser consumido enquanto você
realiza outra atividade. Em cursos, muitos professores fazem uso do podcast
para dar aulas e depois discutir o conteúdo com os alunos de forma
presencial.
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Para dicas de como captar bem o áudio e fazer o roteiro e a edição do
áudio, você pode acessar na plataforma Currículo+, a websérie,
Videoaulas+ e assista os
episódios sobre roteiro, captação de áudio e edição. Caso não consiga acesso
aos links, procure no Google como captar bem o áudio e fazer o roteiro e a
edição do áudio.
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Mesmo em sua residência, poderá realizar a atividade, utilizando o áudio
e recursos de edição do próprio aparelho e/ou dispositivo que possua.
Para produzirem um bom
conteúdo é necessário estudar sobre o tema, pesquisando em diferentes fontes
confiáveis, roteirizar o que será apresentado e depois ensaiar, antes de
realizar a gravação.
Você deverá produzir um podcast de 2 minutos (no máximo),
abordando como não disseminar notícias falsas em tempo de pandemia de
Coronavírus.
Caso, o estudante não possua acesso a um dispositivo, ele poderá
escrever um artigo de opinião sobre o assunto para compartilhar de
maneira posterior com a turma.
Compartilhe
Compartilhem suas produções em redes sociais, usando a hastag
#inovaeducacao e ou em grupos de WhatsApp.
ATIVIDADES DOMICILIARES
Disciplina: Química
Séries: 3ª B (noturno)
Prof. Fábio O. Bernardo
Apostila /3ª série/ 1° Bimestre
Pág. 33 e 34
Assista o vídeo 2 “Mudanças climáticas”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSIMho, escreva as ideias principais com referência nos questionamentos contidos
na tabela da pág. 33. Faça no caderno de Química.
Agora assista o vídeo 3 “Mudanças ambientais globais”.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QCwXuEBDcU0, escreva as ideias principais com referência nos questionamentos contidos
na tabela da pág. 34. Faça também no caderno de Química.
ATIVIDADE 2 – Equilíbrio Químico
Reflita e registre as suas ideias e hipóteses
com relação a cada situação-problema (2A – 1, 2 e 3) pág. 34 no caderno. Agora leia o texto 1 “A Química do
Refrigerante”. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf, elabore um resumo no caderno com as ideias principais com referência nas
questões abaixo:
A) Quais são os ingredientes que compõem a
formulação do refrigerante?
B) Sintetize as etapas da fabricação do
refrigerante.
C) O que difere o processo de fabricação do Xarope
simples do composto?
D) Explique se há ou não interferência na qualidade
do refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
E) Por meio de quais sentidos a análise sensorial
interpreta as reações às características dos alimentos?
Depois da realização do resumo acima, realize a atividade experimental
pág. 34 e 35. Título: Teste sensorial. Seguindo os procedimentos (1° Passo e 2°
Passo). Registre os resultados em uma tabela que deverá ser reproduzida no
caderno pág. 35.
Por último assista o vídeo 1 “Dissolução de gás em água”.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9u67GNYQ_JE, individualmente observe as informações contidas no vídeo sobre as
evidências visuais do experimento e preencha a tabela pág. 35 (reproduza a
tabela e responda no caderno).
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